top of page

Amazonense faz história como a primeira mulher a comandar unidade aérea da FAB

  • Foto do escritor: Portal Norte Real
    Portal Norte Real
  • 17 de jan.
  • 1 min de leitura

AMAZONAS - A major aviadora Joyce de Souza Conceição entrou para a história ao assumir o comando do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT), também conhecido como Esquadrão Gordo, da Força Aérea Brasileira (FAB). Ela é a primeira mulher a comandar uma unidade aérea em toda a história da FAB.


A nomeação da major, que é natural do Amazonas, ocorreu em julho de 2024. Ela iniciou oficialmente suas funções na quarta-feira (15), na Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro. Conceição comandará o esquadrão pelos próximos dois anos.


“Ser escolhida para comandar o Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte, o Esquadrão Gordo, foi uma grande emoção, e me senti muito grata por esse reconhecimento da Força Aérea ao meu trabalho. A unidade que irei comandar é uma das mais operacionais e realiza inúmeras missões de relevância para o país”, afirmou a major aviadora.

O Esquadrão Gordo é uma das unidades mais tradicionais e estratégicas da FAB, com responsabilidades cruciais para as operações logísticas do país. Suas missões incluem transporte de tropas, cargas e suprimentos, além de apoio humanitário, defesa e operações de resgate.


A conquista da major Joyce de Souza Conceição reforça o avanço da representatividade feminina em áreas historicamente dominadas por homens, destacando o papel das mulheres na construção de um futuro mais inclusivo nas Forças Armadas.




Fonte: G1 AM

Foto: Divulgação/FAB

Comments


bottom of page