top of page

Por intermédio de Anderson Sousa, presidente da AAM, governo anuncia doação de 5 mil armas para guardas municipais no Amazonas

  • Foto do escritor: Portal Norte Real
    Portal Norte Real
  • 22 de jan.
  • 2 min de leitura

BRASIL – O governo estadual, em parceria com a Associação Amazonense de Municípios (AAM), anunciou um projeto que prevê a doação de 5 mil armas para equipar guardas municipais do interior do Amazonas.


O anúncio foi feito nesta terça-feira (20), durante reunião entre o secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Vinícius Almeida, e o presidente da AAM, Anderson Sousa. Segundo a entidade, até sexta-feira (24), será apresentada uma proposta de treinamento para os guardas municipais, além da entrega do projeto de integração dos municípios até o final do mês.


Parceria estratégica


Um acordo de cooperação será firmado entre a SSP-AM e a AAM para viabilizar a execução do projeto. Anderson Sousa destacou que o tema vem sendo discutido desde o ano passado devido à relevância da segurança pública nas demandas populares.


“Baseado nos problemas apontados pela população, como em Manaus, começamos as tratativas com o governo e batemos o martelo: vamos armar a guarda”, afirmou.

A decisão também foi influenciada pela proibição do Supremo Tribunal Federal (STF) de vender armas usadas pela gestão estadual. O estoque atual conta com mais de 7 mil armas, que seriam comercializadas, mas, diante da proibição, foi decidido redirecionar o equipamento para as guardas municipais.


Cenário nos municípios


De acordo com um levantamento realizado pela AAM, 76,6% das 47 prefeituras consultadas possuem guardas municipais, com efetivos frequentemente abaixo do necessário. Entre as dificuldades, destacam-se a falta de armamento (25%) e de efetivo (30,6%).


Municípios como Parintins, Coari e Rio Preto da Eva lideram em número de guardas municipais, mas muitos carecem de infraestrutura básica, como corregedorias e estatutos próprios para regulamentar a atuação dos agentes.


Regras para a doação


A entrega das armas será condicionada ao cumprimento de critérios, como a criação de corregedorias, realização de concursos públicos, assinatura de convênios com a Polícia Federal e apresentação de planos de treinamento em armamento e tiro.


Em Manaus


Na capital, 47 dos 378 guardas municipais já utilizam armas letais, e, no próximo dia 30 de janeiro, serão nomeados 226 novos agentes, que também serão equipados com armas letais e não letais.


Foto: Divulgação/AAM

Comments


bottom of page