top of page

Rio Negro sobe dois metros em novembro e sai da fase de seca extrema

  • Foto do escritor: Portal Norte Real
    Portal Norte Real
  • 24 de nov. de 2024
  • 1 min de leitura
ree

Após enfrentar uma das piores secas de sua história, o Rio Negro registrou uma significativa recuperação, subindo dois metros nos primeiros 22 dias de novembro. De acordo com o Porto de Manaus, o nível do rio passou de 12,18 metros, no dia 1º, para 14,18 metros, na sexta-feira (22).


O Serviço Geológico do Brasil (SGB) informou que o rio já saiu da fase de seca extrema, um marco importante para a região, que vinha sofrendo com os impactos da estiagem.


Recuperação acelerada


O processo de recuperação do Rio Negro ganhou força a partir do dia 8 de novembro, quando a elevação diária passou de 1 centímetro para 4 centímetros. Entre os dias 13 e 14, o rio apresentou o maior aumento registrado, subindo 21 centímetros por dia. Nos dias seguintes, o ritmo se manteve, com subidas de até 10 centímetros diários.


Na última sexta-feira (22), o Rio Negro subiu mais 3 centímetros, consolidando a tendência de recuperação.


Impacto ambiental e social


Apesar da melhora, os efeitos da seca ainda são sentidos em várias áreas de Manaus e em comunidades ribeirinhas. A Marina do Davi, um dos pontos mais afetados, recebeu recentemente uma ação de limpeza em áreas prejudicadas pelo baixo nível das águas.


A elevação das águas traz alívio para os moradores e autoridades, que continuam monitorando o nível do rio. O cenário atual reforça a importância de ações voltadas à preservação ambiental e mitigação dos impactos climáticos na Amazônia.


Foto: Amazônia Real

Commentaires


bottom of page