top of page

Prefeitura de Rio Preto da Eva e SEBRAE-AM realizam oficina para avançar no Programa Cidade Empreendedora

  • Foto do escritor: Portal Norte Real
    Portal Norte Real
  • 14 de jan.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 15 de jan.

RIO PRETO DA EVA - Com o objetivo de elaborar de forma colaborativa o plano de trabalho do Programa Cidade Empreendedora, a Prefeitura de Rio Preto da Eva, em parceria com o SEBRAE Amazonas, promoveu, na última terça-feira (14), uma oficina de mapeamento de demandas. A atividade ocorreu no Plenário Vereador Antônio Henrique de Aguiar, na Câmara Municipal, e reuniu autoridades locais, secretarias municipais e equipes técnicas.


Escuta ativa e planejamento estratégico


A metodologia do programa prioriza a escuta ativa para compreender as particularidades de cada território. Essa abordagem permite a criação de ações alinhadas às necessidades locais, beneficiando tanto a gestão pública quanto os empreendedores. Segundo o Data SEBRAE (2023), Rio Preto da Eva conta com 3,8 mil pequenos negócios, que poderão ser impactados positivamente pelo programa.


Durante a oficina, foram discutidas ações como:

• Atualização do Plano Diretor do município;

• Elaboração do Plano de Ordenamento Turístico (POT);

• Capacitações para produtores rurais;

• Implementação do projeto Professor Inovador;

• Desburocratização do ambiente de negócios.


Presença técnica e institucional


A atividade contou com representantes das secretarias municipais e de entidades como AmazonasTur e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM). O corpo técnico do SEBRAE-AM também participou, com gestores das áreas de inovação, educação empreendedora e empreendedorismo no interior.


Expectativas da gestão municipal

A prefeita de Rio Preto da Eva, Socorro Nogueira, expressou otimismo em relação ao impacto do programa:


“A gente está com uma expectativa muito positiva, porque serão tratadas todas as nossas demandas de Rio Preto da Eva. Com o acompanhamento do SEBRAE, teremos bons resultados e conseguiremos avançar. Esse programa veio para nos auxiliar e permitir que nossa cidade avance ainda mais.”

O coordenador estadual do programa, José Antônio Cardoso, destacou a importância da parceria:


“Aqui em Rio Preto, o Cidade Empreendedora será executado com a elaboração deste plano de trabalho, construído de forma colaborativa pelas secretarias. Com muitas mãos, faremos a aceleração do desenvolvimento do município.”

O Programa Cidade Empreendedora no Amazonas


Desde o início de seu ciclo em 2023, o programa já beneficiou mais de 20 mil pessoas em 20 municípios amazonenses, realizando mais de 900 ações. Alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o programa organiza suas iniciativas em 10 eixos, entre eles: Gestão e Políticas Públicas, Inclusão Socioprodutiva, Inovação e Resiliência Climática.


O edital de adesão ao programa segue aberto até 31 de janeiro de 2025 e pode ser acessado pelo site cidadeempreendedoraam.com.br.


Fonte: Sebrae-AM

Foto: Marisson/SEMACETUR

 
 
 

Comments


bottom of page