UFAM inicia processo para escolha do novo reitor com consulta em abril
- Portal Norte Real
- 19 de jan.
- 2 min de leitura

AMAZONAS – A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) dará início, em abril, ao processo de consulta para a formação da lista tríplice que definirá o próximo reitor ou reitora da instituição no período de 2025-2029. A decisão final será do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que escolherá entre os nomes indicados.
Com um orçamento previsto de R$ 972 milhões para 2025, ainda em análise no Congresso, a UFAM é a maior universidade do Amazonas, contando com cerca de 24 mil estudantes, 1,7 mil docentes e unidades acadêmicas espalhadas por seis municípios.
Comissão e consulta à comunidade
O atual reitor, Sylvio Puga, assinou resolução que delega a condução da consulta à comunidade a uma comissão composta por representantes da Associação de Docentes da UFAM (Adua), do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintesam) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE).
A comissão é presidida por Francisca Maria Coelho Cavalcante, que ressaltou o compromisso democrático do processo. Os trabalhos iniciais incluem a elaboração do regimento e a definição do cronograma eleitoral.
Pré-candidatos
A movimentação de possíveis candidatos já é intensa, com nomes como a vice-reitora Therezinha Fraxe, a professora Tanara Lauschner, o professor Allan Rodrigues, a pró-reitora Adriana Malheiro, e o ex-diretor Marco Antônio de Freitas entre os cotados.
As campanhas devem ganhar força com o início do período letivo, em março. Na eleição anterior, realizada de forma 100% online, cerca de 9 mil votos foram computados.
Peso financeiro e estrutura
Com o orçamento previsto para 2025, a UFAM seria a segunda maior em termos financeiros no Amazonas, atrás apenas de Manaus. Grande parte do orçamento (81%) é destinada à folha de pagamento, enquanto apenas 1% é direcionado a novos investimentos.
Além disso, a universidade segue expandindo sua presença no interior, com previsão de um novo campus em São Gabriel da Cachoeira, além das unidades já existentes.
Foto: Divulgação
Comments